A Flora Australiana é bastante curiosa e única no mundo, porque há milhões de anos atrás, quando o continente Australiano se separou da Nova Guiné e da Indonésia, toda a Flora passou por transformações para se adaptar ao novo habitat. A nova posição geográfica da Austrália, tendo derivado para o Sul, afastou a Austrália das Monções e Chuvas Equatoriais que outrora favoreciam o crescimento de florestas tropicais. A nova posição em clima seco e mais frio, sob a influência dos ventos gelados do Oceano Índico, transformaram o Oeste da Austrália em um grande deserto, que progressivamente se expandiu para o Leste em direção ao Oceano Pacífico.
Macrozamia Moorei - Uma das árvores mais antigas na face da terra, datando da era dos Dinossauros. Sofreu mutações através dos tempos, e para se defender e sobreviver, tornou-se extremamente venenosa. Hoje é encontrada largamente em vários Parques Nacionais Australianos.
O fruto da Macrozamia lembra um suculento abacaxi, mas é bastante venenoso, pois além de extremamente tóxico, é cancerígeno. Somente os Aborígenes pela necessidade de comida e abundância dessa planta em toda a Austrália, descobriram que para purificá-la, tinham que deixá-la por uma semana na água corrente para depois torrá-las em fogueiras. Nem mesmo passarinhos se atrevem à comer suas sementes, duras e pretas, do tamanho de uma amora.
Eucaliptos - As gomíferas (eucaliptos) são as árvores mais comumente associadas à Austrália. Elas são encontradas em áreas que vão desde as regiões subalpinas até as florestas costeiras úmidas, através dos bosques temperados e nas áreas secas do interior. As Greater Blue Mountains têm a maior variedade de espécies de eucalipto do mundo. Na verdade, as Blue Mountains recebem esse nome (Montanhas Azuis) devido ao brilho azul cintilante que ilumina o ar devido ao óleo das árvores. Nos Alpes australianos, os Eucalyptus pauciflora prateados e vermelhos se destacam na paisagem repleta de neve. Na Cordilheira Flinders, na Austrália do Sul, os eucaliptos vermelhos vivem nos leitos secos dos riachos. Os coalas se alimentam exclusivamente de determinadas espécies de eucaliptos.
Daintree Rainforest, QLD
Florestas Tropicais - A floresta tropical já ocupou a maior parte do antigo supercontinente Gondwana e existem plantas primitivas encontradas nessa floresta que estão ligadas àquelas que cresciam há mais de 100 milhões de anos atrás. As florestas tropicais da Austrália se estendem pelo país e abrangem todo tipo climático. Na floresta tropical de Daintree, no norte de Queensland, está a mais antiga floresta tropical do mundo, com 135 milhões de anos. Extraordinários 13 tipos diferentes de florestas tropicais podem ser encontrados aqui. As florestas tropicais de Gondwana, no sudeste de Queensland e na parte norte de New South Wales, abrangem as maiores áreas de floresta subtropical do mundo, além de florestas de temperaturas frescas. Bolsões de floresta tropical seca vivem na região de Kimberley, na Austrália Ocidental. Existem florestas de monções no Parque Nacional Kakadu e exuberantes valas de samambaias na Cordilheira Otway, em Victoria.
Yellow Water, Kakadu National Park, NT
Semelhante a nossa flora amazônica, as vitorias regias:
Nenhum comentário:
Postar um comentário